Gran Via

Pt      En
granvia
Pt      En

Tudo que você precisa saber para estudar no Canadá

Do ponto de vista acadêmico, o Canadá é um dos países mais avançados do mundo (Programa para Avaliação Internacional de Estudantes (PISA). Além disso, segurança, multiculturalismo e qualidade de vida são algumas das razões pelas quais o país é uma das principais escolhas para quem pensa em estudar. Mas, com um país tão extenso, onde é melhor para fazer o High School?

Primeiro, o High School é direcionado para jovens dos 14 aos 18 anos de idade que estão cursando o colegial no Brasil e optam por fazer 1 semestre ou 1 ano no exterior para treinar o idioma e ganhar experiência de vida. Cidades conhecidas como Toronto, Vancouver e Montreal são as que vêm a nossa cabeça inicialmente quando pensamos no CANADA. Você já ouvir falar de Halifax, Saskatoon, Calgary, Windsor, London, Ottawa, Victoria? Estas são ainda cidades consideradas grandes mas que já fogem dos grandes centros urbanos. Próximas dessas cidades ainda temos vários outros programas em locais mais remotos onde o estudante terá uma experiência mais autêntica. Por que autêntica?

Sempre comento com os pais dos futuros intercambistas que a melhor escolha do local é aquela que permitirá ao jovem sentir-se acolhido e seguro. Não quero dizer que em grandes centros urbanos isso não aconteça. Porem, é o mesmo que pensarmos em um jovem estrangeiro fazer o high school em São Paulo ao invés de, por exemplo, em Franca. Em geral, em áreas mais remotas as pessoas têm mais tempo, os deslocamentos são menores, existe mais integração entre as pessoas e, sobretudo, mais independência. Por exemplo, posso pegar minha bicicleta e ir ao supermercado para comprar o que preciso.

Outro ponto que sempre ouço é: “O Canadá e muito frio!”. Vivendo aqui há quase 8 anos, não vou discordar, porém, temos que ver o lado bom. O Canadá é um país com as quatro estações do ano bem definidas e isso é uma oportunidade de abrir-se ao novo. O verão pode ser bem quente e acreditem, são inúmeras opções de praias, lagos, sem contar as trilhas e maravilhas de uma natureza exuberante de parques, montanhas e florestas. O outono é uma das minhas preferidas, o colorido é indescritível! E o inverno? Bem, tem dias que são bem frios e dá aquela preguiça de sair e outros que pegamos nossos skis, sapatos de neve (snow shoes) e vamos fazer atividades ao ar livre.

Falando agora das escolas daqui do Canadá como mãe. Meus dois filhos estudam em uma High School no programa de imersão do francês. Como o país e bilíngue, muitas escolas oferecem 50% das matérias em francês e posso garantir que levam vantagem no aprendizado pois falam português. A vida acadêmica e voltada para formar cidadãos, pensamento critico. No Brasil, por conta do vestibular, os estudantes recebem muito conteúdo. A minha filha mais velha que cursa o 10º ano, aprendeu na classe de Business, como funciona a tributação no país, como comprar uma casa pagando a hipoteca (matemática financeira) e como montar seu próprio negócio. 

Esses são alguns dos temas que mais falamos na nossa primeira entrevista com os pais e o futuro intercambista. Mas o tema é vasto e as dúvidas também!

Quer saber um pouquinho mais? Clica nas perguntas de seu interesse e podem sugerir também outras clicando aqui.

  1. TEM IDADE LIMITE PARA CURSAR O HIGH SCHOOL?

Sim – entre 14 e 18 anos de idade. Algumas províncias aceitam o estudante de 19 anos graduado no Brasil que deseja ter a experiência em sala de aula em uma escola canadense.

  1. TENHO QUE SER FLUENTE NO INGLÊS?

Não, o mais indicado é que o estudante tenha pelo menos o nível intermediário do idioma para facilitar com a comunicação na família e na escola. Em geral, as escolas no Canadá são muito bem preparadas para receber estudantes internacionais e por isso oferecem aulas de inglês como segunda língua (sem custo) para ajudar na adaptação.

  1. COMO É O ENSINO CANADENSE?

As escolas canadenses são administradas por distritos escolares (públicos ou católicos), que respondem a uma secretaria de educação provincial. Cada província canadense tem um tipo de currículo, adequado para a realidade cultural, social e econômica local, o que torna o aprendizado mais direcionado e completo

Além disso, o sistema educacional canadense oferece uma combinação de matérias básicas teóricas e matérias vocacionais, como mecânica, robótica, economia, artes, teatro, psicologia ou marketing. Esse currículo é aplicado de forma prática nas escolas por meio de laboratórios específicos, e o investimento governamental é alto, fazendo com que os estudantes consigam assimilar o conhecimento técnico de forma bastante eficiente.

O Sistema de notas é avaliado através das letras A, B, C, D, E e F.

  1. QUAL A DIFERENÇA ENTRE O SISTEMA EDUCACIONAL NO BRASIL E NO CANADÁ?

Primeiro, o high school no Canadá, com exceção da província de Quebec, tem a duração de 4 anos, começando no 9º ano (equivalência com o Brasil). O estudante tem as matérias obrigatórias de acordo com o objetivo após a conclusão do 2º grau e as matérias vocacionais onde podem aprender, por exemplo, como funciona o sistema de tributação, como comprar uma casa, marketing e outras inúmeras opções. Em alguns programas, o estudante já termina o ensino secundário com o diploma técnico, por exemplo, de mecânica, robótica, tecnologia da informação, dentre outros. O ensino, cada vez mais incentivado por pesquisadores, visa promover um entendimento crítico e menos formal. Para receber o diploma de graduação do ensino secundário, o estudante precisa participar de aproximadamente 40 horas de trabalho voluntário. No último ano o estudante aplica para as universidades de seu interesse e será aceito a depender dos pré-requisitos de cada uma (notas, atividades desenvolvidas extra-classe, etc).

  1. E POSSÍVEL OBTER O DIPLOMA DO COLEGIAL?

O sistema educacional canadense, assim como o americano, baseia-se no sistema de créditos. Se o estudante conseguir o mínimo exigido pelo governo provincial, terminará o High School com o diploma.

  1. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PROGRAMAS RECOMENDADOS?

No Canadá a qualidade das escolas públicas é bem parecida pois o sistema segue um padrão estabelecido pela província. A opção de programas é extensa e deve ser bem avaliada pela família no momento de tomarem a decisão.

Pontos principais a observar:

*Clima, estilo de vida. Se o estudante for fazer o intercâmbio no inverno canadense, de repente a melhor opção pode ser em British Columbia onde o clima não costuma ser tão frio como em outras partes do país. A outra variável a ser considerada é a afinidade com o estilo de vida. Cidades na costa, próximas de estações de esqui, mais urbanas, etc

*Custo. Os valores podem variar bastante de acordo com a província por conta dos diferentes custos de vida.

*Interesses acadêmicos. A depender da região, o estudante poderá ter acesso a escolas mais capacitadas em uma determinada área acadêmica, a exemplo de robótica, centros avançados de tecnologia da informação, etc.

  1. QUAIS SÃO AS OPÇÕES DE ACOMODAÇÃO?

A mais recomendada e que todos conhecem é a família hospedeira. Quando comecei a trabalhar com intercâmbio, as famílias recebiam muito mais como uma forma de compartilhar culturas. Hoje em dia, a questão virou mais comercial, a ponto de muitos programas contratarem empresas terceirizadas especialistas em seleção e acompanhamento dos estudantes. Nem por isso a qualidade destas famílias é inferior. Os critérios de seleção são rígidos e são sempre inspecionadas. São oferecidas duas refeições diárias.

A outa opção de acomodação é na própria escola, porém, o estudante terá que estudar em uma escola privada. São as chamadas boarding schools.

  1. QUAIS SÃO OS PONTOS ALTOS PARA A ESCOLHA DO CANADÁ?
  • Há 10 anos os estudantes do Canadá estão no topo do Programa para Avaliação Internacional de Estudantes (PISA), juntamente com a Finlândia e Coreia do Sul. É o primeiro país de língua inglesa nesta lista.
  • O Canadá gasta mais com a educação (per capita) do que qualquer outro país do G8.
  • Mais de 95% das crianças canadenses estudam em escolas públicas, pois além das particulares serem caríssimas, as públicas são de altíssima qualidade.
  • Tanto os alunos do Ensino Fundamental como os do Médio, ficam na escola em período integral, do início da manhã até o meio da tarde.

Compartilhe: